terça-feira, 19 de maio de 2009

Ampla incorpora carro elétrico à sua frota

Concessionária de energia elétrica do Estado do Rio, a Ampla apresentou, semana passada, três carros 100% elétricos que passarão a fazer parte de sua frota para operações de emergência em Niterói.

No lançamento dos veículos de fabricação indiana (modelo Revai), a Ampla anunciou que o automóvel não emite qualquer poluente e que o consumo de energia mensal é equivalente ao de uma geladeira duplex.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), participou do evento junto ao governador Sérgio Cabral e parabenizou a iniciativa da empresa, que mostrou interesse em incorporar mais carros elétricos à sua frota nos próximos anos. "Este é um processo que atende duas demandas: a do uso por energias renováveis e por carros compactos. O carro elétrico não polui, colaborando para o meio ambiente e ainda ajuda no trânsito caótico das grandes metrópoles, porque ele é bem pequeno. Pesquisas comprovam que 80% dos carros circulam com apenas um passageiro e praticamente 100% com, no máximo, dois. Óbvio que não é uma alternativa para pegar a estrada, mas pode ser utilizada no trajeto de casa para o trabalho, de forma ecologicamente sustentável", afirmou Picciani.

O modelo adotado pela empresa é até sete vezes mais econômico que um carro movido a gasolina ou a álcool. Os gastos para percorrer 80 quilômetros, por exemplo, podem cair de R$ 17 para R$ 4,50. De acordo com a Ampla, o carro tem autonomia dos mesmos 80 quilômetros e pode atingir uma velocidade máxima de 80 Km/h. Ele é movido a baterias recarregáveis com duração de oito horas. Além disso, é mais silencioso que o modelo tradicional e anula a emissão do gás carbônico (CO2), principal causador do aquecimento global, que é liberado pela combustão nos motores tradicionais.

Durante o evento, também estiveram presentes a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos; o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles.

Nenhum comentário:

 
PageRank