quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estado poderá ter acervo de imagens urbanísticas

Perpetuar locais que passarão por intervenções urbanísticas no estado é a proposta do deputado Glauco Lopes (PSDB), autor do projeto de lei 1.114/07, que torna obrigatório o registro, fotográfico ou em película, destes locais antes de obras estaduais.

Os registros também deverão ser feitos em caso de demolição de imóveis de propriedade do estado. "Ao pretendermos a criação de arquivos que registrem as alterações de grande monta no território estadual, decorrentes de obras urbanísticas ou topográficas, ou mesmo no caso da demolição de imóveis do patrimônio estadual, estamos visando à constituição de uma verdadeira memória visual do território fluminense, o que, no futuro, certamente será de grande importância para a pesquisa histórica", salienta o autor da proposta, que a Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em primeira discussão, essa semana.

O texto determina que o Poder Executivo promova a formação de arquivos para o retenção dos registros e, também, se encarregue da disponibilização para consulta pública do material – inclusive na internet.

Nenhum comentário:

 
PageRank