quarta-feira, 13 de maio de 2009

Começaram as inscrições para o Parlamento Juvenil

Projeto que visa a aproximar os jovens da vida política, despertando neles o interesse pelo bem público, o Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio começou, desde o dia 11/05, a largada para a sua quinta edição, com a abertura das inscrições para os candidatos que disputarão uma vaga no grupo que, em dezembro, defenderá seus projetos de lei no Palácio Tiradentes. Como acontece desde 2003, poderão participar da seleção estudantes do ensino médio da rede pública dos 92 municípios fluminenses que tenham 18 anos ou menos. Este ano, a exemplo do que ocorreu em 2008 com o aquecimento global, o parlamento também terá um tema pré-definido que deverá constar dos projetos que serão apresentados: a busca pelo primeiro emprego. "Nestes tempos de crise econômica mundial, queremos ouvir dos jovens suas pretensões profissionais e saber de suas dificuldades. Visamos a despertar neles o interesse para as questões relacionadas ao estágio e à qualificação profissional", disse o coordenador-geral do projeto, Arlindenor Pedro de Souza.

O prazo para as inscrições terminará no dia 25 de maio. Os representantes de cada município serão escolhidos pelo voto direto dos próprios colegas de escola, em dois turnos de votação. O primeiro turno acontecerá entre os dias 1 e 5 de junho, quando cada escola vai eleger um candidato para disputar a eleição representando o seu município. O segundo turno ocorrerá em agosto, quando serão eleitos os projetos mais significativos de cada cidade para serem debatidos e levados ao plenário da Alerj durante uma semana do mês de dezembro. A posse dos parlamentares juvenis está marcada para o dia 25 de agosto. No final do ano, quando chegarão à sede do Legislativo fluminense, os estudantes também poderão conhecer na prática o processo de aprovação das normas legais vigentes no estado. Os projetos dos jovens que forem aprovados em plenário serão encaminhados ao governador Sérgio Cabral, que poderá transformar os textos em lei.

Criado há seis anos pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e envolve as escolas estaduais de todos os municípios do estado, além da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj). O Parlamento Juvenil segue os mesmos moldes de um parlamento convencional, com direito à escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria. Segundo Picciani, o objetivo do projeto é ensinar aos jovens como funcionam os poderes que regem o País: "Nada melhor para conhecer a política do que exercitá-la. Queremos formar novas lideranças, incentivando o debate em cada um dos municípios".

Nenhum comentário:

 
PageRank