segunda-feira, 8 de junho de 2009

Linha de crédito para Turismo é lançada oficialmente

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou hoje, no Rio de Janeiro, a linha de crédito especial para o setor de turismo. Serão destinados R$ 200 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para atender aos prestadores de serviços turísticos cadastrados no Ministério do Turismo. A linha de crédito "Giro Setorial - Turismo" foi sugerida pelo ministro Carlos Lupi e aprovada na última reunião do Conselho Deliberativo do FAT.

Segundo o estudo "Economia do Turismo - Uma perspectiva macroeconômica 2003-2006", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as Atividades Características ao Turismo (ACTs) acompanharam o ritmo da economia brasileira entre 2003 e 2006. As ACTs estão relacionadas a serviços de alojamento, alimentação, transportes além das atividades das agências de viagens e recreativas e do aluguel de bens móveis.

Em 2006, o total dos rendimentos pagos pelas ACT (R$ 31,34 bilhões) representou 3,23%dos rendimentos pagos pelo conjunto da economia brasileira e 4,6% do setor de serviços. Ao todo, 5,7 milhões de pessoas trabalhavam em atividades relacionadas ao turismo em 2006, representando 10,1% dos ocupados no setor de serviços e 6,1% dos trabalhadores do país.

O segmento de alimentação representou a metade das ocupações das ACTs em 2006, com um índice equivalente a 2,85 milhões de pessoas. Em relação aos serviços de transporte rodoviário, responderam pela ocupação de aproximadamente um milhão de pessoas (18,89%), seguido pelas atividades recreativas, culturais e desportivas, que empregavam 1 milhão de pessoas (17,74%) naquele ano.

Nenhum comentário:

 
PageRank