sexta-feira, 22 de maio de 2009

Brizola Neto: "Eles entregaram a Vale e a Embratel. O que querem agora?"

Em discurso contundente no plenário da Câmara na terça-feira, o líder do PDT, deputado Brizola Neto (RJ), acusou a oposição de tentar desmoralizar a Petrobras com a criação da CPI no Senado. Para Brizola, a manobra da oposição tem claro objetivos eleitoreiros com sentido de atingir o governo e antecipar a campanha de sucessão do presidente Lula no ano que vem.

Para o deputado, o debate traz a tona questões ideológicas que precisam mesmo ficar claras e que contrapõem o modelo privatista do governo Fernando Henrique com o modelo adotado pelo governo Lula em que o Estado cumpre papel estratégico na condução do desenvolvimento na diminuição da pobreza.

“No Governo capitaneado pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso, cujo principal aliado era o PFL, hoje Democratas, assistimos à entrega do patrimônio nacional. Quem não se lembra dos vendilhões da Pátria entregando o patrimônio nacional até para grupos estrangeiros? Venderam a Embratel, a Companhia Vale do Rio Doce. Agora o que querem?”, provocou o líder do PDT.

O deputado pedetista irritou os deputados da oposição no plenário durante a votação do cadastro positivo ao relacionar a estratégia de PSDB e Democratas com os atos impatrióticos da antiga UDN (União Democrática Nacional), partido que representava os interesses da burguesia conservadora nacional a partir de 1945 e que se opuseram à criação da Petrobras.

“Esta empresa que é orgulho nacional foi criada por nós trabalhistas com o sangue do presidente Getúlio Vargas, que deu um tiro no próprio peito na semana da assinatura da criação da Petrobras. Ele se matou para garantir a existência de uma estatal que assegurasse que a riqueza do petróleo brasileiro seria usada em benefício do povo, que dela precisa, e muito, para superar a desigualdade, que ainda impera no nosso País, contra a pressão da UDN impatriótica. Hoje quem cumpre esse papel é o PSDB e o Democratas”, acusou Brizola Neto.

Na opinião dele, a criação da CPI da Petrobras é uma atitude irresponsável que mostra a falta de discurso e de clareza da Oposição, que perdeu o discurso das medidas provisórias e da crise para atacar o governo. “Os dados do Ministério do Trabalho já mostram que o Brasil é o primeiro país a ter saldo positivo na geração de empregos: mais de 150 mil, nos últimos 3 meses”, apontou o líder.

Após sua intervenção, Brizola Neto foi acompanhado por vários deputados da base do governo Lula em apoio à sua defesa da Petrobras.

Um comentário:

Vicente Portella disse...

Belo discurso. Mostra que meu voto no BN valeu a pena.
Mas é importante que se diga que, se de um lado há os agourentos de PSDB e PFL tentando inventar palanque com antecedência, do outro há uma irresponsabilidade generalizada no trato da coisa pública.
Eu, por exemplo, quero, assim como o BN, a Petrobrás gerando riquezas para o Brasil e seu povo ao invés de simplesmente encher o bolso dos acionistas.
Só pra terminar, Lupi é , de longe, o melhor Ministro do Governo Lula. Está dando Show de bola no MTE exatamente por ser vinho de outra pipa. Por ter uma visão ampliada do processo social brasileiro.
Grande abraço, Lobo.

 
PageRank